Falando um pouco sobre a cor.

 

    

                                     Tons de Azul

 

                                          Mottled

 

 
 

Cores no ACD.


São duas as cores no ACD o Vermelho (red) e o Azul(Blue) pode ocorrer o chocolate e o creme porém nenhuma destas cores são aceitas no Padrão da Raça .

O azul pode ser salpicado (Specked) ou com manchas (Mottled) O ACD azul tem marcações de marrom até o meio das patas na frente , peito, cochas, tórax, garganta na mandíbula e nas sobrancelhas porém uma cobertura na cabeça e no dorso como se o cão tivesse bronzeado não é desejado. O acd tem sub-pelo no cão  blue pode ser marrom porém não deve ser visto.

Eles  podem ter uma mancha Branca na testa conhecida como a "Bentley Mark" esta marca apareceu devido a um cão lendário propriedade de Tom Bentley.
O Cão red pode ser salpicado ou mottled a mesma marca de "Bentley Mark" pode aparece ela é um a das caracteristica da raça. O cão red tem que ser Red e não pode aparecer pelos preto ou uma nata escura  por cima do cão. A cor no ACD ou é Blue ou é Red e não uma mistura das duas cores. Anéis brancos no rabo sao comum e isso também é uma característica da raça.
As duas cores podem ter marcas ou não mais nos red –marrom mais escuro  e nos  blue - Pretas na cabeça na inserção do rabo as marcas no corpo aparecem porém não são desejadas. Estas marcas que cobrem um lado da cara cobrindo um dos olhos é chamada de meia mascara ou pirata as que cobrem os dois olhos é chamada de mascara cheia ou mascarado e os cães sem mascara na cabeça são chamado de cara limpa. Nas duas cores o focinho é de coloração preta qualquer outra cor de focinho não é aceita.
Os filhotes nascem branco com as marcas e só depois a cor aparece e ela é formada com a mistura da cor Blue ou red  com o branco por isso os cães ficam salpicados e parecem  nos blue prateados .

A cor perfeita para o ACD é a  Blue  nem muito claro e nem muito escuro pois ela se confunde com seu meio e na lida com o gado o acd fica protegido dos coices devido as sua cor pois o gado não consegue ver bem o cão e com isso ele não leva o coice. Já um cao mais claro é visto mais facilmente e fica sendo um alvo mais fácil.

Apesar das cores primárias azul e vermelho, afimar que o ACD só existe em duas cores, seria um erro! Testes de DNA comprovaram que esta afirmativa é falsa, genes recessivos podem resultar em outras cores mais raras e fora do padrão ideal. São elas: brown ou chocolate (marrom), yellow ou cream (creme). No entanto essas cores não devem ser usadas na reprodução. Site de uma das maiores estudiosa da raça para compravar o mapa de cores.

australiancattledog-info.info/gesundheit/acd-farb-genetik/index.html

 Independente da cor todos os filhotes nascem brancos, depois escurecem e colorem à medida que amadurecem.

Para os proprietários cujo interesse está principalmente ligado a sua qualificação para shows de conformação, grandes marcas de cor sólida no corpo são indesejáveis. Para os proprietários que estão mais interessados no desempenho dos seus cães em atividades como esportes ou de pastoreio, a ética da raça de forte trabalho e inteligência são mais importantes do que a pelagem perfeita.

 

Pesquisar no site

Canil Heeler Selivon © 2014 Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Webnode